quarta-feira, 30 de junho de 2010

O JORNALISMO NA REDE

Segundo pesquisas o número de jornais na Internet vem crescendo.Com o crescimento de usuários conectados á rede estão atraindo publicações para a Internet.
A Internet não pode ser tida e vista apenas como um novo meio de comunicação é também um ambiente comunicacional, onde diferentes meios podem se conjugar. Com o avanço da tecnológica,facilitado e oferecido novas possibilidades para a comunicação.
Com esse acesso à Internet tem-se visto uma maior interatividade entre as pessoas. O jornal impresso e a televisão possuem grande alcance, mas não são interati já o telefone é um meio interativo. Na Internet, a interatividade não é mais uma tendência e sim o modo de ser constitutivo da rede.
As "páginas" dos jornais estão estruturadas em hipertextos,com links que permitem a interconexão entre vários elementos. Assim, os leitores recebem as informações (texto, imagem, som...) relacionadas com o que solicitaram ao selecionar, com o mouse, uma palavra conectável ou outro ícone qualquer.Nesse sentido podemos perceber
que a internet é essencilamnete interativo já que a própria transmissão das "mensagens" depende de uma reação constante, de um movimento ativo do leitor.
O hipertexto oferece também outra perspectiva para a estrutura do próprio texto jornalístico. .
Uma das grandes vantagens do jornal digital em relação ao impresso é justamente poder oferecer mais conteúdo.Enquanto na versão impressa o jornalista pode, no máximo, mostrar algumas fotos de determinada na internet ele pode "levar" o leitor imediatamente para "visitar" a exposição citada na matéria. A falta de espaço também não será mais desculpa para a superficialidade de algumas reportagens. Pode-se passar um número ilimitado de informações no formato de hipertexto. A interatividade permitida pela própria "linguagem" da Internet pode ser bastante ampliada, no caso dos jornais digitais, no sentido de permitir um maior diálogo entre os leitores e o jornal.
PUBLICADO POR: SUELI CAMELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário