quarta-feira, 30 de junho de 2010

O FUTURO DO LIVRO NA ERA DIGITAL

Hoje principalmente no meio acâdemico tem se discutido sobre a permanência e a real função do livro diante dos avanços dos veículos eletrônicos e das tecnologias multimidiáticas. Segundos alguns autores em minhas leituras pude perceber que em futuro próximo não haja mais espaço para o formato de livro que estamos acostumados a ler.
Os meios informatizados baseados em sistemas de hipertextos e na utilização de recursos audiovisuais, possibilitados pela tecnologia multimídia, serão os sucessores mais prováveis do livro impresso isso porque o custo de produção e baixo em relação ao livro "convencional". Na perspectiva de autores variados, diante do ritmo em que a informação é produzida, tudo leva a acreditar que se chegará a um limite de saturação, e, conseqüentemente, não haverá até mesmo espaço físico para tanto material impresso.Sendo assim faz necessário mudanças que vale ressalata que já estão acontecendo; um exemplo disso e que muitos clássicos da literatura podem ser encontrados em versões em CD-ROM ou na Internet e várias bibliotecas estão tendo seus acervos digitalizados. A não-linearidade será o princípio de uma nova modalidade de leitura, recentemente batizada de navegação em que o leitor escolhe seu próprio rumo nesse novo modelo.
Segundo Machado duas características vão diferenciar o hipertexto informatizado: a velocidade, já que a passagem de um ponto a outro do texto ocorre automaticamente ao clique do mouse, e a perda da referência espacial e sensoriomotora.
Muito provavelmente os recursos tecnológicos não só irão criar um novo formato de livro e novos hábitos de leitura, como também exercerão grande influência sobre as formas literárias.

POSTADO POR : SUELI CAMELO

Um comentário: