quarta-feira, 30 de junho de 2010

O FUTURO DO LIVRO NA ERA DIGITAL

Hoje principalmente no meio acâdemico tem se discutido sobre a permanência e a real função do livro diante dos avanços dos veículos eletrônicos e das tecnologias multimidiáticas. Segundos alguns autores em minhas leituras pude perceber que em futuro próximo não haja mais espaço para o formato de livro que estamos acostumados a ler.
Os meios informatizados baseados em sistemas de hipertextos e na utilização de recursos audiovisuais, possibilitados pela tecnologia multimídia, serão os sucessores mais prováveis do livro impresso isso porque o custo de produção e baixo em relação ao livro "convencional". Na perspectiva de autores variados, diante do ritmo em que a informação é produzida, tudo leva a acreditar que se chegará a um limite de saturação, e, conseqüentemente, não haverá até mesmo espaço físico para tanto material impresso.Sendo assim faz necessário mudanças que vale ressalata que já estão acontecendo; um exemplo disso e que muitos clássicos da literatura podem ser encontrados em versões em CD-ROM ou na Internet e várias bibliotecas estão tendo seus acervos digitalizados. A não-linearidade será o princípio de uma nova modalidade de leitura, recentemente batizada de navegação em que o leitor escolhe seu próprio rumo nesse novo modelo.
Segundo Machado duas características vão diferenciar o hipertexto informatizado: a velocidade, já que a passagem de um ponto a outro do texto ocorre automaticamente ao clique do mouse, e a perda da referência espacial e sensoriomotora.
Muito provavelmente os recursos tecnológicos não só irão criar um novo formato de livro e novos hábitos de leitura, como também exercerão grande influência sobre as formas literárias.

POSTADO POR : SUELI CAMELO

O JORNALISMO NA REDE

Segundo pesquisas o número de jornais na Internet vem crescendo.Com o crescimento de usuários conectados á rede estão atraindo publicações para a Internet.
A Internet não pode ser tida e vista apenas como um novo meio de comunicação é também um ambiente comunicacional, onde diferentes meios podem se conjugar. Com o avanço da tecnológica,facilitado e oferecido novas possibilidades para a comunicação.
Com esse acesso à Internet tem-se visto uma maior interatividade entre as pessoas. O jornal impresso e a televisão possuem grande alcance, mas não são interati já o telefone é um meio interativo. Na Internet, a interatividade não é mais uma tendência e sim o modo de ser constitutivo da rede.
As "páginas" dos jornais estão estruturadas em hipertextos,com links que permitem a interconexão entre vários elementos. Assim, os leitores recebem as informações (texto, imagem, som...) relacionadas com o que solicitaram ao selecionar, com o mouse, uma palavra conectável ou outro ícone qualquer.Nesse sentido podemos perceber
que a internet é essencilamnete interativo já que a própria transmissão das "mensagens" depende de uma reação constante, de um movimento ativo do leitor.
O hipertexto oferece também outra perspectiva para a estrutura do próprio texto jornalístico. .
Uma das grandes vantagens do jornal digital em relação ao impresso é justamente poder oferecer mais conteúdo.Enquanto na versão impressa o jornalista pode, no máximo, mostrar algumas fotos de determinada na internet ele pode "levar" o leitor imediatamente para "visitar" a exposição citada na matéria. A falta de espaço também não será mais desculpa para a superficialidade de algumas reportagens. Pode-se passar um número ilimitado de informações no formato de hipertexto. A interatividade permitida pela própria "linguagem" da Internet pode ser bastante ampliada, no caso dos jornais digitais, no sentido de permitir um maior diálogo entre os leitores e o jornal.
PUBLICADO POR: SUELI CAMELO

A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

Tudo antes tinha uma profunda dependência do livro.Os meios de telecomunicações, nos libertam daquele mundo que se limita até onde conseguimos ver ou ouvir e passamos a ter um contato com todo o mundo. Passamos, portanto, a ter fontes de pesquisas internacionais nas nossas próprias casas, o que traz também, uma gama de pesquisas, ajudando quem antes não podia adquirir vários livros.
É fato também, de que a internet ou qualquer outro meio não substitui a maneira tradicional de pesquisa, Mas, com toda essa inovação, ganha-se não só as fontes de pesquisa mas, também, ferramentas que auxiliam no ensino-aprendizado. Através de softwares, por exemplo consegue-se dependendo do caso, fazer com que um aluno entenda melhor o assunto e de maneira menos complicada.
Esta evolução, que estamos presenciando, faz com que consequentemente, criemos uma cultura tecnológica. Podemos notar quea tecnologia gera novos avanços TECNOLOGIA Vs. ENSINO TRADICIONAL
Quem é adepto a um ensino tradicional, geralmente atua como tal, inteirando sua resistência ao que é "novo". E isso causa uma dificuldade na propagação de novas metodologias. Esta tecnologia que vem crescendo a cada dia, traz junto com as possibilidades de um maior conhecimento, uma certa insegurança para os profissionais de ensino.
O que vem a ser o novo perfil do professor, será dada a partir do momento em que ele assumir e utilizar das formas mais inovadoras para suas aulas.


PUBLICADO POR: SUELI CAMELO

O QUE É TWITTER?

Twitter é uma rede social diferente de todas que conhecemos. Nela o objetivo é procurar escrever com, no máximo, 140 caracteres. No começo era mais uma brincadeira e o objetivo primário era responder a pergunta “What are you doing?”, ou no bom e velho português, “O que você está fazendo?”. Mas essa brincadeira evoluiu rapidamente para algo muito maior e mais abrangente. Hoje você pode utilizar o Twitter para fazer negócios, contratar ou ser contratado para um emprego, enviar e receber notícias, divulgar um serviço ou blog, entre milhares de outras perspectivas.
Como qualquer rede social, para participar, você precisa ter um registro, fazer uma conta. Essa tarefa no Twitter é extremamente simples. Acesse www.twitter.com e preencha o cadastro com seu nome, um username e uma senha, coloque seu e-mail (para confirmação do cadastro e updates), digite as letras da imagem e clique em Create my account. Agora que sua conta já está criada vamos fazer algumas configurações no seu usuário.

Como configurar o Twitter
Ao abrir o Twitter e digitar seu usuário e senha aparecerá no alto a direita um menu de opções. Clique em Settings. Aqui você pode editar seu nome verdadeiro em Name, pode alterar seu e-mail a Time Zone, entre outras configurações. Em Time Zone procure Brasília e selecione. Em More Info URL coloque o endereço de um site ou blog que tiver. Esse endereço aparecerá em seu perfil e ajudará a divulgar seu projeto. Em One Line Bio descreva sua biografia em 160 caracteres (encare como um desafio! rs). Em Location coloque sua cidade e em Language você pode escolher entre as mais de…opa! Você pode escolher entre inglês e japonês, eu escolhi inglês…rs. Agora clique em Save. Logo abaixo tem uma maneira de excluir sua conta do Twitter, basta clicar em Delete my account.

Ainda no menu Settings, clique em Password. Aqui você pode alterar sua senha. O conselho que dou é que utilize uma senha que combine letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Muitos perfis tem sido invadidos no Twitter e isso pode trazer um transtorno que pode ser evitado com a utilização de senhas seguras. Após trocar a senha basta clicar em Change.
Em Notices você define o que quer receber em seu e-mail. Aconselho a marcar somente as duas primeiras opções. Mas você poderá alterar sua escolha a qualquer momento.
Em Picture você irá colocar ou alterar sua imagem. Dois pontos principais aqui, primeiro, a imagem deve ter o formato jpg, gif ou png, segundo, ele pode ter no máximo 700kb. Para colocar uma imagem clique em Arquivo e procure a imagem no seu computador. Após encontrar a imagem clique em Abrir e depois em Save. A imagem pode demorar alguns minutos para aparecer relacionada a seus posts. Você pode trocar a imagem quantas vezes quiser.
Em Design você escolhe um tema para seu Twitter. Escolha o que mais lhe agradar e clique em Save Changes. Você também pode utilizar sites que fazem esse tipo de tema, tornando assim seu Twitter diferenciado.
Segue algumas palavras muito encontradas no Twitter e que geram muitas dúvidas:

•Following – pessoas que você segue no Twitter.
•Followers – pessoas que te seguem no Twitter.
•Tweets – mensagens com até 140 caracteres que são enviadas para a rede social.
•RT – Retweets, ou seja, você recebe uma mensagem e acha interessante “encaminhar para seus seguidores”, então você acrescenta no início da mensagem as letras RT e todos sabem que você está repassando uma mensagem.
•@user – sempre que for enviar uma mensagem direcionada a um usuário do Twitter coloque o @ antes do usuário.
•direct message – se quiser enviar uma mensagem para uma pessoa apenas, use o direct, basta colocar d usuario e será enviado para o usuário desejado.
•enviando uma mensagem para todos – basta escrever a mensagem e clicar em update.
•hashtags – são utilizadas para definir o tema de seu post, e também para que possa ser encontrado posts que falaram sobre determinado assunto. Por exemplo, agora há pouco recebi uma informação interessante no Twitter, informando que Schumacher vai substituir Felipe Massa enquanto ele estiver se recuperando do acidente, então basta colocar #f1 ou #massa e todos que estiverem procurando por essas palavras no Twitter irão encontrar sua twitada. Mas cuidado pra não encher seu post com hashtags.
•FollowFriday – O #followfriday acontece sempre as sextas-feiras. É um movimento de indicação de pessoas a serem seguidas. se você considera que algum usuário do Twitter agrega valor a seus amigos você o indica, a sintaxe é a seguinte #followfriday @gustavofreitas @gfsolucoes @laurentinomello @julianasardinha. Você indica quantos usuários quiser, dentro do limite de 140 caracteres é claro.
Ferramentas úteis para se utilizar com o Twitter
Embora muito se fale em Twitter, você dificilmente irá acessar diretamente o site www.twitter.com. Geralmente você utilizará alguma ferramenta que o auxilie na tarefa de enviar e receber mensagens. Segue uma pequena relação:
•Seesmic – é um cliente Twitter que permite a você gerenciar e a interagir nesse microblog diretamente do seu desktop. Possui uma interface simples e fácil de manipular, o Seesmic, ainda possui acesso ao Facebook. Veja aqui como instalar o Seesmic.
•TwitterFox – Plugin para ser utilizado no browser Firefox, ótimo, leve e prático. Faça aqui o download.
•Twitterdeck – Software que roda sobre o Adobe Air. É compatível com Windows, Linux e Mac. Faça o download aqui.
•Twhirl – Outro excelente software que roda sobre o Adobe Air. Geralmente quando estou no Twitter é através dele ou do TwitterFox. Faça o download aqui.
•Imified – Aplicativo web 2.0 que lhe permite twittar utilizando um mensageiro instantâneo como o msn e o GTalk. Acesse o site aqui. É necessário fazer um pequeno cadastro para utilizar o sistema.
•Twinslator - Outra ferramenta web 2.0, você pode twittar diretamente dela em mais de 30 línguas. Basta escrever o post, selecinar o idioma e digitar seu usuário e senha do Twitter e clicar em update. Acesse aqui.
Outro problema facilmente contornado é quando você quer enviar uma url de alguma notícia e ela por si só já ocupa os 140 caracteres necessários. Para resolver existem os encurtadores de url. A lista é enorme e alguns aplicativos como o TwitterFox e o Twhirl já resolvem isso automaticamente. Mas se você precisar veja aqui uma lista:

•Migre.me
•TinyUrl
•Bit.ly
•Tr.im
Segue algumas palavras muito encontradas no Twitter e que geram muitas dúvidas:

•Following – pessoas que você segue no Twitter.
•Followers – pessoas que te seguem no Twitter.
•Tweets – mensagens com até 140 caracteres que são enviadas para a rede social.
•RT – Retweets, ou seja, você recebe uma mensagem e acha interessante “encaminhar para seus seguidores”, então você acrescenta no início da mensagem as letras RT e todos sabem que você está repassando uma mensagem.
•@user – sempre que for enviar uma mensagem direcionada a um usuário do Twitter coloque o @ antes do usuário.
•direct message – se quiser enviar uma mensagem para uma pessoa apenas, use o direct, basta colocar d usuario e será enviado para o usuário desejado.
•enviando uma mensagem para todos – basta escrever a mensagem e clicar em update.
•hashtags – são utilizadas para definir o tema de seu post, e também para que possa ser encontrado posts que falaram sobre determinado assunto. Por exemplo, agora há pouco recebi uma informação interessante no Twitter, informando que Schumacher vai substituir Felipe Massa enquanto ele estiver se recuperando do acidente, então basta colocar #f1 ou #massa e todos que estiverem procurando por essas palavras no Twitter irão encontrar sua twitada. Mas cuidado pra não encher seu post com hashtags.
•FollowFriday – O #followfriday acontece sempre as sextas-feiras. É um movimento de indicação de pessoas a serem seguidas. se você considera que algum usuário do Twitter agrega valor a seus amigos você o indica, a sintaxe é a seguinte #followfriday @gustavofreitas @gfsolucoes @laurentinomello @julianasardinha. Você indica quantos usuários quiser, dentro do limite de 140 caracteres é claro.
Ferramentas úteis para se utilizar com o Twitter
Embora muito se fale em Twitter, você dificilmente irá acessar diretamente o site www.twitter.com. Geralmente você utilizará alguma ferramenta que o auxilie na tarefa de enviar e receber mensagens. Segue uma pequena relação:

•Seesmic – é um cliente Twitter que permite a você gerenciar e a interagir nesse microblog diretamente do seu desktop. Possui uma interface simples e fácil de manipular, o Seesmic, ainda possui acesso ao Facebook. Veja aqui como instalar o Seesmic.
•TwitterFox – Plugin para ser utilizado no browser Firefox, ótimo, leve e prático. Faça aqui o download.
•Twitterdeck – Software que roda sobre o Adobe Air. É compatível com Windows, Linux e Mac. Faça o download aqui.
•Twhirl – Outro excelente software que roda sobre o Adobe Air. Geralmente quando estou no Twitter é através dele ou do TwitterFox. Faça o download aqui.
•Imified – Aplicativo web 2.0 que lhe permite twittar utilizando um mensageiro instantâneo como o msn e o GTalk. Acesse o site aqui. É necessário fazer um pequeno cadastro para utilizar o sistema.
•Twinslator - Outra ferramenta web 2.0, você pode twittar diretamente dela em mais de 30 línguas. Basta escrever o post, selecinar o idioma e digitar seu usuário e senha do Twitter e clicar em update. Acesse aqui.
Outro problema facilmente contornado é quando você quer enviar uma url de alguma notícia e ela por si só já ocupa os 140 caracteres necessários. Para resolver existem os encurtadores de url. A lista é enorme e alguns aplicativos como o TwitterFox e o Twhirl já resolvem isso automaticamente. Mas se você precisar veja aqui uma lista:

•Migre.me
•TinyUrl
•Bit.ly
•Tr.im
GUSTAVO FREITAS: Profissional de Tecnologia da Informação